Bebê Gravidez

Como os bebês se comunicam?

O bebê começa a se comunicar com mãe desde quando ainda está na barriga. Por meio dos chutes, a mãe sente quando o bebê está agitado, quando está dormindo, e muitas outras sensações.

Quando nasce, ele se comunica, inicialmente, pelo choro. Ao chorar, o pequeno mostra quase todos os seus sentimentos, como insatisfação, fome, sede, cansaço, desconforto e dor. E, por incrível que pareça, os pais conseguem entender o que os bebês dizem. Mesmo que nenhuma palavra seja dita!

O sorriso é também outra forma que os bebês buscam se comunicar. Bebês sorriem em resposta a qualquer coisa que os faça se sentir confortáveis, como depois de se alimentar ou ao se aconchegar no colo da mãe, por exemplo. Além disso, expressões faciais de raiva e alegria também costumam ser copiadas e aprendidas pelos bebês.

Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade.

Mesmo depois dos 6 meses, quando os pequenos já começam a balbuciar, a comunicação ainda não faz total sentido. No entanto, a entonação e o contexto fazem com que os bebês sejam compreendidos por que convive com eles. Aos poucos, o bebê vai criando um repertório de sons, gestos e também de palavras, facilitando assim a compreensão do que estão dizendo.

Lembre-se que o bebê imita a melodia da voz materna por ser a maior referência que ele tem. Ele olha o movimento facial feito pela mãe, ouve o som que saiu da boca dela e reproduz o que enxerga e escuta. Até as expressões faciais, como raiva e alegria, podem ser copiadas por eles.

Logo eles começam a soltar as primeiras palavras, com aquela pronuncia enrolada. Começam a indicar coisas que querem, memorizar palavras que acham interessante, e assim começa a evolução mais aprofundada da fala e dos gestos.

Em que estágio da comunicação o seu bebê está?

Espero que tenham gostado do texto de hoje.

Um beijo e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *