Gravidez

Como controlar a ansiedade na gravidez?

A ansiedade na gravidez pode aparecer tanto de uma situação negativa quanto de uma positiva.

Tem mulheres que se surpreendem com a gravidez inesperada e não sabem o que fazer diante da situação. Nesse momento é comum virem pensamentos como “Será que vou dar conta?”, “Como vai ficar meu trabalho?”, “De onde eu vou tirar dinheiro para criar meu filho?”, esses tipos de sentimentos são bem comuns, mas se alimentados podem gerar pânico na vida da nova mãe.

Por outro lado, temos aquelas mulheres que estão sonhando com o momento de ser mãe a muito tempo, e quando acontece a euforia é muito grande, o que ocasiona em ansiedade excessiva.

Ambas situações apresentam riscos para a mãe e o bebê. É claro que a primeira situação é pior, por trazer sentimentos negativos para si, mas a ansiedade sempre pode trazer situações de risco.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar a controlar a ansiedade durante a gestação.

São elas:

Exercício Físico: Além de manter você e o bebê saudável, as atividades físicas vão te ajudar a manter os músculos relaxados, e a liberar hormônios de felicidade.

Calmantes Naturais: Alguns alimentos ajudam a controlar a ansiedade e acalmar a mente devido a seus efeitos calmantes, e o melhor, sem riscos para você e o bebê. Um bom exemplo disso é um suco de maracujá. Procure um nutricionista e peça uma lista de alimentos calmantes que ajudarão você nessa fase.

Leia Bons Livros: Apesar de muitas pessoas não acreditarem, os livros tem o poder de nos levar para outra realidade, nos fazendo esquecer das nossas preocupações. Quando estamos lendo bons livros nem vemos a hora passar. Evite livros de conselhos de maternidade, lembre-se que objetivo é distrair a cabeça e relaxar a mente.

Tenha uma boa noite e sono: Quando dormimos pelo menos 8 horas por dia ajudamos o nosso corpo e mente a ficarem em ordem. Um corpo descansado e uma mente relaxada pode mudar o dia de qualquer pessoa.

Procure ajuda profissional: Em casos mais sérios, não hesite em procurar ajuda profissional. Se nada disso ajudar você a lidar com a ansiedade procure imediatamente um psicólogo. Lembre-se é a sua saúde e a do seu bebê que estão em risco.

 

A gestação é um momento único que vai passar em um piscar de olhos, por isso curta o máximo que puder, e tente ao máximo manter a calma.

Aos poucos as coisas se encaixam, e a maternidade vai se tornando leve e gostosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *