Bebê Crianças Lala Lipe

Ajude seu filho a largar a chupeta.

Ajude seu filho a largar a chupeta

       Uma coisa é certa, quanto antes as crianças largarem a chupeta melhor, o uso prolongado desse pequeno objeto que bebês e crianças adoram pode provocar alguns problemas, como por exemplo alteração na respiração bucal, problemas com os ossos da boca e até com o nascimento dos dentes. 

        Portanto mamães e papais façam um esforço e não deixem seus filhos usarem chupeta por muito tempo. Alguns especialistas acreditam que a criança deve usar chupeta até no máximo 2 anos de idade, depois disso é até mais difícil de tirar o objeto da criança, por sinal, saiba que quanto mais novo, mais fácil acabar com o hábito da chupeta.

Como tirar a chupeta?

        Primeiro passo é observar o que acalma seu filho, sem ser a chupeta, é claro. Algo que distraia, faça ele parar de chorar, pode ser uma música, uma história, o jeito de falar ou até brinquedo. É isso que vai te ajudar a ter sucesso na hora de tirar a chupeta. 

No caso de bebês a nossa sugestão é substituir aos poucos a chupeta por algum que também dê a sensação de conforto e segurança para ele. Tente conversar, cantar música ou até oferecer um paninho. E se ele for acostumado a dormir com a chupeta na boca, tire assim que ele pegar no sono. Outra coisa importante, é não deixar a chupeta pendurada na roupa da criança, pois isso incentiva o uso desnecessário. 

        No caso de crianças com mais de 2 anos, se ela já conseguir entender, tente conversar e explicar o mal a chupeta pode fazer, geralmente eles já conseguem entender. Depois combine com a criança de diminuir aos poucos o uso, um pouco menos a cada dia. Estabeleça que em lugares públicos, ou na casa de familiares e amigos que a chupeta não deve ser usada. Depois combine de usar só a noite, assim a criança vai se acostumando que está na hora de se separar do objeto.

        Outra dica: ter mais de uma chupeta, de vários tipos e cores, uma para cada ocasião, também é desaconselhado e adiar a compra de uma chupeta nova pode desencorajar o uso, pois o bico desgastado é menos atrativo. 

        E para conseguir tirar a chupeta de vez você pode sugerir para que criança que doe ou entregue ao Papai Noel para ganhar um presente. Mas lembre-se que esse presente deve ter a mesma função da chupeta, de trazer conforto e segurança. Pode ser um travesseiro fofo ou um bicho de pelúcia por exemplo

E cuidado para não tentar tirar a chupeta em um momento de instabilidade emocional da criança, pois será ainda mais difícil. Escolha uma fase da vida em que ela esteja tranquila e relaxada.

        Geralmente, as crianças usam a chupeta como um apoio emocional, até por volta dos 2 ou 3 anos de idade. As que estendem o uso até 5, 6, 7 anos, podem ser crianças mais sensíveis e que tenham uma demanda afetiva maior que as demais. Mas quando uma criança resiste muito a abandonar o acessório, pode ser preciso investigar as causas, com a ajuda de um profissional, para entender os motivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *