Crianças Família

7 dicas para incentivar as crianças a ler

Quando uma criança cultiva dentro de si o hábito de ler, ela sem saber abre a porta para o mundo da criatividade e da imaginação.

Entretanto é necessário cultivar esse hábito desde cedo, e para a maioria dos pais incentivar as crianças a lerem pode ser mais difícil do que parece. Por isso separamos algumas dicas para os pais.

  1. Leia para criança: É quase impossível uma criança se interessar por leitura, se você nunca apresentar um livro a ela. Mas quando você lê para seu filho, você vai criando dentro dele uma grande curiosidade sobre esse universo.
  2. Não pressione ou transforme em obrigação: Ao transformar em obrigação ou castigo, a criança não terá nenhum prazer naquilo, pelo contrário, criará dentro de si que a leitura é algo chato que ela tem que fazer quando faz algo errado.
  3. Dê vida aos personagens: Convenhamos que tudo fica mais divertido quando envolvemos as crianças na história. Por isso tente encenar algumas histórias com elas, fazendo-as se sentir parte daquilo também.
  4. Frequente eventos e espaços culturais: Nesses lugares normalmente costumam ter apresentação de teatro, contação de histórias e etc. E mais nesses lugares seus filhos poderão encontrar outras crianças que leem e fazer amizade com elas.
  5. Organize um cantinho de leitura: Ter um espaço dentro de casa com gravuras, textos, livros, pode ser um grande incentivo para seu filho. Isso porque ele tem um cantinho personalizado onde ele se sente à vontade enquanto explora algum livro.
  6. Ofereça diferentes tipos de livros: Ao ter contato com diferentes gêneros literários, a criança poderá se identificar mais cedo com algum deles, e assim aguçar seu prazer pela leitura.
  7. Seja um exemplo: As crianças tendem a imitar o que os pais fazem, até porque são as referências delas.

Conte-nos quais dessas dicas você usa em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *