O escândalo que algumas crianças costumam fazer diante de uma frustração pode acabar com o dia de qualquer um, principalmente dos pais.
Por muitas vezes não saberem o que fazer, os pais recorrem a soluções hostis, como gritos, puxões de orelha ou palmadas.
Todavia, a solução não está nessas coisas, e sim na firmeza e autoridade, desenvolvidas a médio prazo.
Separamos algumas dicas para te ajudar a prevenir as birras dos seus filhos.
- Seja Firme: Não é necessário gritar com a criança quando for dar uma bronca, entretanto é necessário que não seja brando demais também. Os pais precisam ser firmes, para que seus filhos entendam que estão falando sério. Só assim pararão com a birra e a negociação.
- Não mude sua palavra: é comum os pais ficarem com dó, acabarem mudando de idéia e cedendo. Não faça isso, pois a criança pode entender que toda vez que fizer birra os pais cederão e lhe darão o que ela quer.
- Dê o exemplo: Os pais precisam ser bons modelos para os filhos. Lembre-se que muitas vezes eles estão apenas imitando as ações dos pais.
- Não dê ibope para as birras: Não faça a criança se sentir o centro das atenções durante uma birra, quanto mais ibope você der, mas escândalo ela fará.
- Não converse na hora da raiva: Na hora da raiva costumamos dizer e fazer coisas que normalmente não faríamos, pois isso na hora da birra, respire fundo e espere a raiva passar para explicar o que a criança fez de errado.
- Não meça forças com as crianças: Lembre-se que você é o adulto da situação, medir forças com seu filho é errado, pois muitas vezes ele nem tem noção do que está fazendo, e cabe aos pais explicar que ele está errado, não medir forças com eles.
- Dê castigos adequados a situação: Não há nada de errado em dar castigos para as atitudes erradas das crianças, entretanto dê castigos que são cabíveis a situação.
Gostaram do post?
Comente nos comentários o que você normalmente faz quando seu filho faz birra.